A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) foi fundada em 30 de maio de 1946, durante reunião em Porto Alegre do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — liderado por Caio Brandão de Mello. Desde então, zela pelo bem-estar dos advogados e seus dependentes, oferecendo serviços próprios e conveniados, e benefícios àqueles que necessitem de algum tipo de auxílio (especial, natalidade, cirúrgico-hospitalar e funeral). Mas não é só isso. A Caixa gaúcha promove momentos de confraternização da classe, como a feijoada dos Advogados, e de lazer, como o Verão OAB CAARS, as rústicas e os Jogos Estaduais; também desenvolve ações diversas por meio de projetos como o Previne — todos eles voltados aos cuidados com o corpo e mente do advogado, sempre em parceria com as subseções da OAB/RS no interior do Estado.
Estrutura de trabalho também é prioridade
A CAA/RS entende que o cuidado com o advogado também inclui condições dignas de trabalho e acesso a ferramentas adequadas para o bom exercício da profissão. Neste aspecto, investe na aquisição de equipamentos para as salas das subseções da OAB/RS e dos foros da capital; auxilia na criação de escritórios compartilhados;
A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS é o braço cultural da entidade, responsável pelo aperfeiçoamento profissional dos advogados gaúchos. Para tanto, desenvolve cursos de capacitação à advocacia - presenciais e transmitidos pela Internet, cursos telepresenciais em parceria com a AASP, grupos de estudos, seminários, congressos, publicações e demais programações.
Estrutura
Localizada no espaço de conhecimento da Ordem gaúcha, OAB/RS Cubo, a ESA/RS conta com oito salas de aulas para os cursos presenciais e reuniões de grupos de estudos, modernamente equipadas e climatizadas. Há também um auditório com capacidade para 350 pessoas. A ESA oferece: